30 de maio de 2008

Guerlain



Guerlain

Pierre-François-Pascal Guerlain nasceu em 1798, em Abeville. Filho de um artesão/vendedor de especiarias de caráter violento, o jovem Guerlain saiu de casa cedo, fugindo das crises do pai.

Aos 19 anos começou a trabalhar como vendedor para um perfumista Inglês.

Em 1828, Pierre abre sua primeira boutique, no n° 42 (térreo do hotel Meurice), rue de Rivoli. Na placa lia-se : «Parfumeur Vinaigrier». O curioso é que, na época, não era de «bom tom» perfumar-se. O perfume era acessório das cortesãs, e não deveria entrar em contato com a pele, somente com os papéis de carta, luvas e lenços. De certa forma, podemos dizer que Guerlain foi o precursor do «perfume na pele».

Em 1840, Guerlain mudou-se para o n° 15, rue de la Paix. Os filhos, Aimé e Gabriel passaram a trabalhar na firma. Os negócios prosperam, e Guerlain foi intitulado fornecedor oficial da rainha da Bélgica. Entre os clientes famosos, constava também o príncipe de Gales.

Em 1853, Guerlain criou Eau de Cologne Impériale, formulado especialmente para a Imperatriz Eugénie de Montijo, esposa de Napoleão III.

Guerlain falece em 1864, deixando a administração dos negócios nas mãos de Gabriel, e a criação dos perfumes sob responsabilidade do competente Aimé, que ficou famoso pela criação de Jicky (apelido de Jacques, sobrinho de Aimé) em 1889, ano em que a torre Eiffel foi construída.

Jacques Guerlain, filho de Gabriel, considerado por muitos como o melhor perfumista da família, criou clássicos como Après L'ondée, L'Heure Bleue, Mitsouko, Shalimar, Liu, e Vol de Nuit.

Em 1914, a maison Guerlain instala-se no endereço atual – 68, avenida Champs Elysées.

A partir de 1956, a criação dos perfumes passa para Jean-Paul, neto de Jacques. Jean-Paul é responsável por Vetiver, Habit Rouge, Samsara, entre outros.

Em 1987, Louis Vuitton adquire 14% do capital de Guerlain, e, em 1996, LVMH adquire a totalidade. A parte os cosméticos, a maison Guerlain ocupou-se principalmente da perfumaria.




27 de maio de 2008

Les Parfums de Rosine



Les Parfums de Rosine


Em 1911, o entao famoso estilista Paul Poiret (foto) decidiu montar uma empresa para cada filha. Para Martine, a caçula , Poiret elaborou "Les Ateliers de Martine", que ensinavam artes decorativas , e, para Rosine, a mais velha, foi criado « Les Parfums de Rosine ». Curiosidade : Muitas das embalagens dos perfumes de Rosine foram criadas nos ateliers de Martine.

A linha original de « Les Parfums de Rosine » foi elaborada por Henri Alméras, criador do famoso Joy (1930).

Para os que pensam que o primeiro estilista a lançar seu próprio perfume foi Mademoiselle Chanel, saibam que o crédito é de Monsieur Poiret, com « Chez Poiret », criado em 1912, quase 10 anos antes de Chanel 5.

Em 1991, Marie Hélène Rogeon re-inaugurou « Les Parfums de Rosine ». Todos os perfumes da marca têm a rosa como principal estrela, e declinada em várias formas : rosa-frutal (Rose d’été e Roseberry), Rosa com notas marinhas (Ecume de Rose), Rosa oriental (Rose Kashmirie), Rosa mentolada (Diabolo Rose), Rosa poudrée (atalcada – Poussière de Rose), rosa com agrumes (Un Zest de Rose), Rosa masculina (Rose d’Homme e Twill Rose), e assim vai…

« Les Parfums de Rosine » é uma marca que adoro, e nenhum apaixonado por perfumes pode ignorar a beleza das fragrâncias dessa linha tao poética.


**************
Recomendação de Leitura:

Paul Poiret and his Rosine Perfumes
Autora: Christie Mayer Lefkowith



24 de maio de 2008

Quem tem medo de Luca Turin?



Quem tem medo de Luca Turin?


Para quem ainda não ouvir falar, Luca Turin é um bio-físico que desenvolveu a teoria de que o odor das substâncias é baseado na freqüência da vibração das moléculas. A tal teoria, bem como Monsieur Turin (Libanês de nascimento, Francês por educação, Inglês de adoção) foram a inspiração para o livro de Chandler Burr, intitulado "The Emperor of Scent: A Story of Perfume, Obsession, and the Last Mystery of the Senses".

Luca Turin também é conhecido por seu legendário senso de humor, e pelas reviews de vários perfumes - tema de um primeiro guia de perfumes, "Parfums, Le Guide", em 1994 (O site é escrito em francês, mas se precisar de uma mãozinha com a tradução, conte comigo).

Nosso herói também (como todo mundo hoje em dia) tinha um blog, onde idéias podiam ser trocadas. Através do extinto Lucaturin.typepad, Turin entrou em contato com vários aficionados por perfumes, entre os quais Senhorita Tania Sanchez, presença constante em vários sites dedicados a perfumaria/reviews. Conversa vai, conversa vem, Monsieur Turin e Mademoiselle Sanchez (foto) decidiram co-escrever um segundo Guia de Perfumes. Assim nasceu "Perfumes, the Guide".

Bons parceiros no trabalho, bons parceiros no amor, Luca e Tania casaram-se no New York City Hall em Novembro de 2007. Curiosidade: No dia do casamento, Turin escolheu Osmanthe Yunnan, de Hermes para Tania, e se perfumou com L'Air du Desert Marocain, de Tauer Perfumes.

Eu tive o prazer de ler o livro, e o desprazer de ver algumas de minhas fragrâncias prediletas cruelmente destroçadas pelo desalmado Luca Turin, que, sem dó nem piedade, massacrou verbalmente duas marcas favoritas, Creed e Floris of London. Não satisfeito, Turin ainda exaltou as virtudes de minhas Kryptonitas olfativas, Angel e Poison. Sem falar que ainda não consegui recuperar-me do susto de ter visto o "sem graça" Tommy Girl receber 5 estrelas, enquanto os poéticos Muguet du Bonheur e Nocturnes (ambos de Caron) receberam 2 míseras estrelas.

Discordâncias a parte, "Perfumes, the Guide", é um livro divertido, e algumas vezes instrutivo - peça fundamental na estante de qualquer apaixonado pelo assunto. Recomendo!!



Ilustração ao alto - Cena do filme "Quem Tem Medo De Virginia Woolf" (Who's Afraid of Virginia Woolf), de 1966



22 de maio de 2008

Eau de Camille e Eau de Charlotte


Eau de Camille e Eau de Charlotte


Um belo dia, Annick Goutal resolveu fazer um perfume dedicado a sua filha, Camille, e, em boa madrasta, a sua enteada, Charlotte. Para tanto, Madame Goutal perguntou às musas inspiradoras o tipo de fragrância que lhes agradaria. Um odor verde, de grama - respondeu Camille. Um odor gourmand, que lembre minha geléia predileta, repondeu a pequena Charlotte.

Pois bem, o desejo das duas meninas foi realizado. Vamos ver o que cada uma ganhou:

Camille - Eau de Camille tem uma abertura verde (Camille queria grama - foi o que ela teve :0)) e herbácea. A madressilva e o lilás (em pequenas doses) chegam logo depois, mas o "verde" continua. Se eu tivesse que escolher uma palavra para definir essa fragrância, seria exatamente essa - "verde". Fresca, leve, esportiva e verde ao extremo. A imagem perfeita para traduzir Eau de Camille seria a de um jardim logo após a chuva - a grama ainda úmida.

3 estrelas

Charlotte - Annick Goutal devia ser uma excelente madrasta - o perfume mais bonito (opinião minha) foi dedicado à gulosa Charlotte. Cassis (nota dominante), um leve toque de chocolate (tão leve que é quase imperceptível), um pouco de mimosa... Não se assustem, Eau-de-Charlotte não é ultra doce e forte - ao contrário! Uma fragrância aconchegante, quase inocente, com a doçura dos tempos de juventude. Que presente, Charlotte!!

4 estrelas (EDP tem um odor mais "cremoso", e um poder de fixaçao muito maior)




21 de maio de 2008

Vamos falar de perfumes?



Querido leitor,


Há muito tempo queria criar um espaço onde pudesse dar livre curso a minha paixão - a perfumaria, escrevendo na minha língua materna, o português. Criei coragem, deixei os compromissos de lado por algumas horinhas, e, "voilà" - nasceu o "Perfumes & Etc". O blog é novinho, mas já tem algum conteúdo. Pouco a pouco vou escrevendo mais, trocando idéias...

Peço mil desculpas pela eventual falta de acentuação - escrevo correndo num teclado francês. A deposição dos acentos é completamente diferente, e eu sou preguiçosa demais para localiza-los corretamente.

O meu objetivo é fazê-lo viajar através do mundo da perfumaria, e viajar com você. Não tenho pretenções de fazer críticas elaboradas - longe disso! Quero apenas trocar idéias e conhecer outros apaixonados pelo assunto, como você.

Sendo assim, aperte os cintos e… Boa viagem!!


Gaëlle



BlogBlogs.Com.Br



Grand Amour


Grand Amour


Grand Amour foi criado por Isabelle Doyen, nez da marca Goutal, a pedido de Annick, e para uso pessoal da mesma. A inspiração foi o "amor sereno e calmo" que Annick sentia pelo marido, o violoncelista Alain Meunier.

Lírio-do-vale, jacinto (a flor da constância), madressilvas, rosa turca, jasmim, mimosa, mirra. As notas de abertura (onde a predominância é do jacinto) sao um pouco balsâmicas e verdes. Depois de uma meia hora, a nota atalcada aparece. Sem o jacinto e a mirra, esta seria uma bela fragrância.

Grand Amour não consta entre os meus preferidos da marca Goutal. Um pouco old-fashioned e nostálgico demais para o meu uso próprio. A imagem que me vem a cabeça é a de uma mulher elegante, porém mais velha, e mais séria.

A versao EDP (eau-de-parfum) carrega no lado atalcado, enquanto a EDT (eau-de-toilette), apesar do poder de fixação quase nulo, é mais fresca e versátil.

3 estrelas (para a EDT)



Quel Amour!



Quel Amour !


Um dos meus prediletos de chez Annick Goutal. Camélias, rosas selvagens, gerânio rosa, groselha, romã, cerejas e pêssegos. O resultado é um perfume de rosas com um toque leve de frutas. Uma rosa moderna e versátil.

A versao eau-de-toilette é mais frutal e leve, enquanto a eau-de-parfum tem as notas de rosa mais acentuadas.

Curiosidade sobre "Quel Amour!" - Camille Goutal (foto acima - filha de Annick Goutal) tinha partido para uma longa viagem, deixando o namorado em Paris. Durante todo o tempo da viagem, Camille teve medo que a ausência física afetasse a relação. Quanto ela voltou para casa, encontrou rosas e camélias em todos os degraus da escada que levavam a seu apartamento - surpresa preparada pelo namorado apaixonado. Cheia de emoção, Camille exclamou: "Quel Amour!" (Que Amor!). Nem preciso dizer que eles se casaram depois :0)


5 estrelas



Annick Goutal

Annick Goutal


Pianista e modelo de sucesso, a francesa Annick Goutal descobriu a perfumaria graças à uma amiga que lançava uma linha de cremes e loções. Annick decide partir para Grasse, aprende o B-A-BA da perfumaria, e, de retorno à Paris, abre sua primeira boutique em 1981.

Sofrendo de um câncer, Annick falece em 1999, com apenas 53 anos. Camille Goutal, filha de Annick é a atual responsável pela marca, e conta com a ajuda preciosa do nez Isabelle Doyen.

O romantismo é a palavra-chave do estilo Goutal. As boutiques são decoradas em tons pastéis, e lembram um boudoir. Outra palavra chave é sentimentalismo - muitas das fragrâncias Goutal foram criadas para alguém que Annick amava, e contam uma história.

Vários nomes famosos constam na lista de clientes de Annick Goutal, como Oprah Winfrey, Tom Cruise, Melanie Griffith, Catherine Deneuve, eu mesma (brincadeirinha!) :0) ...

Goutal é uma das minhas marcas prediletas, e eu pretendo escrever muito sobre as fantásticas fragrâncias. Aguardem!



Parfums de Nicolaï


Parfums de Nicolaï


Patricia de Nicolai é neta de Pierre Guerlain, fundador da marca Guerlain, e digna herdeira do "nez" de seu avô.

Todos os perfumes da linha têm grande personalidade, e alguns podem ser considerados como difíceis a portar.

Com quatro boutiques, e vários pontos de venda em todo mundo, Patricia de Nicolaï impõe seu estilo bem particular à perfumaria moderna.





Violetta


Santa Maria Novella - Violetta


Uma doce e potente interpretação de violeta. Em geral, eu prefiro as violetas com um toque mais "verde", como a violeta de Annick Goutal, ou mais suaves, como a de L'Artisan Parfumeur.

"Violetta" tem a nota de fundo característica de alguns soliflores de Santa Maria Novella - um fundo amadeirado, com um toque de especiarias, que, no caso presente, acaba com todo o suposto frescor e romantismo da flor.

Pontos positivos - Poder de fixação muito maior que as violetas de Annick Goutal e de L'Artisan Parfumeur.

Violetta é também declinada em sabonete, vinagre de toilette e talco.

3 estrelas.




Santa Maria Novella


Santa Maria Novella (Officina Farmaceutica di Santa Maria Novella)


Fundada por padres Dominicanos em Florença, Italia, no ano de 1221, Santa Maria Novella é uma das mais antigas farmácias do mundo. A loja foi aberta ao público em 1612, mas os perfumes e produtos para o corpo são baseados em receitas datadas desde o ano de fundação.

Santa Maria Novella foi gerenciada e mantida pelos padres Dominicanos até o século 19, quando passou às mãos de particulares.

Não sei por que, mas sempre relaciono monges a fabricação de cerveja :0) Brincadeira à parte, Santa Maria Novella é uma das melhores perfumarias Italianas. Todos os produtos são fabricados com ingredientes naturais.

Para saber mais - http://www.italian.it/santamarianovella/smnuk.htm (em inglês, francês, espanhol...)




De Tout Coeur


De Tout Coeur


Meu segundo favorito das criaçoes Fragonard. "De Tout Coeur" é uma gardenia-almiscarada (mais musk que gardenia), com um toque de flores-de-laranjeira e iris.

Posso dizer que essa é a interpretaçao olfativa perfeita da Bela do Sul (Southern Belle), vestida para um picnic na primavera, com um colar de perolas em torno do pescoço.

"De Tout Coeur" é um perfume para o ano todo - é suave o suficiente para ser usado no verao, e da aquela sensaçao de "conforto" que faz dele uma peça perfeita para os meses de inverno.

4 estrelas.




Fragonard



Fragonard


Fragonard é uma das maiores perfumarias de Grasse, no sul da França. Criada em 1782, passou a chamar-se Fragonard em 1926, em homenagem ao pintor francês Jean-Honoré Fragonard.
Pode-se dizer que Fragonard, junto com suas "primas Ard", Galimard e Molinard, é uma das maiores contribuiçoes ao status atribuido à Grasse - capital mundial da perfumaria.

Dentre as "primas Ard", Fragonard é minha grande predileta. Perfumes de qualidade (alguns em variadas concentraçoes), preços acessiveis, venda à distância...

O grande "porém" - a maior parte das "criaçoes" de Fragonard parecem ter sido "inspiradas" em outras fragrâncias.

O ponto positivo - Se você é um grande fa das fragrâncias "inspiradoras", saiba que algumas das "inspiradas" apresentam um vasto leque de concentraçoes (76% vol parfum, 80% vol eau-de-toilette) e reservatorios (estagnon doré 15, 30, 60 ou 120ml; vaporisador recarregavel 100 ou 200ml, recharge de 600 ml, e assim vai...).

As "Inspiradas" (criaçoes Fragonard) e as "Inspiradoras" (opiniao pessoal minha):


Ile d'Amour - Eau d'Issey,
Miranda - Casmir,
Capucine - Flower, by Kenzo,
Diamant - Angel,
Mon Coeur - Fracas,
Après Tout - Stella,
Juste un Baiser - Trish#9,
Murmure - Cinnabar,
Etoile du Sud - Eternity,
Rêve Indien - Shalimar,
Arielle - Amarige,
Lune de Miel - Trèsor,
Belle de Nuit - J'Adore,
Maman Chèrie - Miracle

Nao vou fazer nenhuma "review" das fragrâncias acima (nem precisa, né? :0)), mas darei, pouco-a-pouco, minhas impressoes sobre outras criaçoes Fragonard.





LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin